10 curiosidades para comemorar o Dia Internacional da Cerveja

Antes de qualquer coisa, um feliz Dia Internacional da Cerveja para todos os cervejeiros de plantão que leem o nosso blog! Agora que tal saber um pouco mais sobre este dia e conhecer 10 curiosidades sobre a nossa bebida lupulada tão amada?

Como surgiu o Dia Internacional da Cerveja?

Geralmente quando pensamos em uma data comemorativa, achamos que ela foi criada há muitos anos, mas a verdade é que esta é bem recente! Criada em 2007, em Santa Cruz (Califórnia, EUA), a data existe para comemorar a existência da bebida e confraternizar com os amigos cervejeiros.

10 curiosidades sobre a cerveja

Além do fato do Dia Internacional da Cerveja acontecer em mais de 50 países, existem muitas outras curiosidades legais sobre essa bebida tão amada pelos brasileiros (e de muitas outras nações). Elencamos algumas delas abaixo:

  1. A cerveja é uma das bebidas mais antigas do mundo

Voltando na história, os primeiros registros da fabricação da bebida aconteceram na Mesopotâmia (atual Kuwait e Iraque) por cerca de 2100 a.C. Por não existirem muitas informações a respeito de como essa invenção foi feita, acredita-se que ela foi, na verdade, uma descoberta.

Os povos daquela época cultivavam os grãos necessários para a produção da cerveja e o que podemos imaginar é que, os cereais que não serviam para serem comidos crus, eram esmagados e armazenados em vasos. Então a chuva umedeceu os grãos e, a partir dali, começou o processo de fermentação.

  1. A produção da cerveja não é rápida

Todo o processo de produção da cerveja demora cerca de 20 dias. Esse tempo ocorre porque a bebida passa pelos processos de maltagem, moagem, brassagem, filtração, fervura, clarificação resfriamento, fermentação, maturação, filtração e envase.

  1. Existem copos específicos para cada tipo de cerveja

A escolha do copo ideal serve para ajudar a preservar e também ressaltar os sabores de cada cerveja. Além disso, também influencia na formação e retenção de espuma, percepção aromática, velocidade do escoamento do líquido, regiões da boca onde o líquido passa e outras coisas.

  1. A cor da garrafa influencia no sabor e aroma da cerveja

O marrom comum das garrafas ajuda a proteger a cerveja dos raios ultravioletas. Isso faz com que o sabor e aroma de cada receita fique mais protegido! Se o lúpulo, por exemplo, ficar exposto à luz, pode deixar sua cerveja com um amargor desagradável.

  1. Londres já foi inundada por cerveja

Em 1814, cerca de 323 mil galões de cerveja inundaram a terra da rainha. O vazamento das reservas da cervejaria da The Meux e Brewery Company levou rios da bebida por toda a cidade – imagina, eram cerca de 1 milhão e 470 mil litros!

  1. A República Tcheca é o país que mais consome cerveja no mundo

Com uma média de 143 litros por habitante, segundo a pesquisa da 2016 do Bath Haas Group, a República Tcheca é o país que mais consome cerveja em todo o mundo!

  1. Existe uma ciência que estuda cerveja

É isso mesmo! A Zitologia é a ciência que pesquisa a produção, estocagem, harmonização e a constituição dos ingredientes, aromas e sabores das cervejas. Já imaginou passar horas só estudando sobre a bebida?

  1. A cerveja já foi usada como moeda de troca

Os faraós não são bobos nem nada! No antigo Egito a cerveja era a moeda de troca nacional e acredita-se também que o pagamento dos trabalhadores que construíam as pirâmides eram com 4 a 5 litros de cerveja por dia. Será que o remédio de dor de cabeça surgiu nessa época também?

  1. A maior ressaca do mundo aconteceu por causa da cerveja

O que aconteceria se você tomasse 35 litros de cerveja? Foi exatamente o que um homem de 37 anos acabou descobrindo. A ressaca foi tão grande que ele deu entrada em um hospital em Glasgow, na Escócia, alegando sintomas de tontura e dor de cabeça que não passavam há 4 semanas.

Segundo ele, a quantidade foi ingerida em 4 dias após uma briga doméstica. Os exames médicos mostraram que o paciente teve uma grave desidratação causada pelo álcool, o que provocou uma rara trombose cerebral e o tratamento acabou durando meio ano.

  1. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo

Atrás apenas da China e dos EUA, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo. No entanto, quando falamos de consumo, ele ocupa apenas a 17ª posição no ranking, consumindo em média 62 litros de cerveja por ano.

Qual dessas curiosidades você já conhecia? Conte para a gente no nosso Instagram e, se você sabe de mais alguma outra, conte também, vamos adorar saber. Para pedir a sua cerveja ou os pratos deliciosos da casa, é só clicar aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika