Independente se uma cervejaria entrou agora no mercado ou se já tem anos de história, ganhar uma medalha ou prêmio é um diferencial e pode alavancar a marca. São as competições cervejeiras que ajudam a impulsionar o comércio do setor artesanal, além de incentivar a constante melhora das receitas.

Elas são os melhores lugares para que uma cervejaria seja descoberta, ganhe mais espaço, autoridade ou reconhecimento no mercado. Isso porque é neste local que serão apontadas as cervejas que merecem ser conhecidas pelo público, de acordo com a qualidade sensorial da bebida julgada pelo júri.

Para que seja uma decisão imparcial e objetiva, o julgamento é feito às cegas e sem a influência dos demais degustadores. Além disso, os concursos possuem um controle das condições do ambiente como luz, temperatura, aromas, barulhos etc.

O que é julgado em uma competição cervejeira?

Cada cerveja apresentada passa por uma análise com base em diversos fatores, como aparência, aroma, sabor e avaliação global. Mas este não é um julgamento generalizado, mas de acordo com o estilo das quais cada cerveja foi inscrita. A seguir elencamos cada aspecto:

  • Aparência: trata-se de uma avaliação visual da cor, brilho, turbidez e duração da espuma;
  • Aroma: é a avaliação olfativa própria de cada estilo. Aqui o júri analisará a presença e qualidade das notas (florais, cítricas, herbáceas, frutadas e muito mais), mas também a presença ou ausência dos off flavors;
  • Sabor: nesta parte, os avaliadores prestam atenção no sabor de fato, no amargor, corpo, carbonatação e retrogosto;
  • Avaliação global: por último, cada degustador faz uma análise geral se aquela cerveja agradou ou não, se há harmonia entre os ingredientes utilizados etc.

Após feitas todas as considerações, os juízes se reúnem para discutir sobre as amostras e premiar as melhores, de acordo com as regras e categorias de cada concurso. Nós aqui da Sabores do Malte participamos nos últimos dois anos do Concurso Brasileiro de Cerveja e fomos amplamente premiados em ambos!

Em 2021 fomos nomeados o Melhor Brewpub do Brasil (melhor Fábrica Bar) e levamos ouro, prata e bronze para seis estilos das nossas cervejas. Em 2022 foram mais 8 cervejas premiadas no concurso, além do título de Terceira Melhor Cervejaria do Brasil. E não iremos mais parar, então entre no nosso Instagram e acompanhe todas as novidades que postamos por lá!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika