A degustação de cervejas consiste em experimentar vários tipos de cervejas, mas, assim como acontece quando experimentamos diferentes perfumes, chega uma hora que tudo parece a mesma coisa. Isso se dá pela fadiga olfativa ou de paladar, que é quando nossos sentidos já não sabem mais diferenciar o que estamos sentindo.

Então se você se propôs a fazer uma degustação de cervejas, não vai querer que alguma hora seu paladar se sobrecarregue ao ponto de você não conseguir mais diferenciar cada bebida, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é pensar em como limpar o paladar entre uma cerveja e outra para continuar sentindo todas as características delas.

Grãos de café podem ser a salvação para o seu olfato

Você pode estar se perguntando “mas eu não precisava limpar o paladar? Por que devo cheirar café?” Mas a resposta é que, por mais que não percebamos, o nosso olfato tem grande ligação com nosso paladar, portanto, influencia no sabor final da bebida.

Outro fator é que o aroma faz parte da experiência de degustação de cerveja: cada uma tem um cheiro diferente e muito característico que você precisa conhecer! E, por mais estranho que pareça, grãos de café são ótimos para limpar o olfato e te permitir sentir todas as notas de cada uma das cervejas que provar.

A explicação é que, para limpar o olfato, precisamos cheirar algo que se distancie do aroma que estamos degustando. Portanto, o café é escolhido, já que a maioria das cervejas não tem um aroma idêntico ao do grão, fazendo com que, quando você for beber a próxima, não se confundirá entre uma e outra.

Água, biscoito e pão: simples e eficientes na limpeza do paladar

Agora sim falaremos a respeito dos meios mais tradicionais para limparmos o paladar. Não tem segredo, enxaguar a boca com água mineral (alguns preferem a gaseificada) é ótimo entre a experimentação de cada cerveja. Ela redefine e elimina os resíduos de alimentos e bebidas, proporcionando uma degustação mais prazerosa.

Outra opção também muito comum para a função são os alimentos ricos em amido. A ideia principal segue a mesma daquela explicada para o uso do café: coma algo com um sabor muito diferente da bebida que está experimentando, mas que não seja tão forte para atrapalhar a degustação, então evite opções que contenham muito sal.

E, para a experiência ser ainda melhor, uma última dica: se for fumante, não acenda um cigarro antes da degustação. Ao fazê-lo, você inibe a percepção das nuances sutis de cada cerveja e, então, a experiência não terá sentido. Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e Instagram, temos vários posts como esse e postamos novos frequentemente. Agora, se você quer garantir sua cerveja especial, peça aqui e aproveite!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika