IPA é amarga!

Se você gosta de uma cerveja amarga e com alto teor alcoólico, com certeza a Indian Pale Ale (IPA) é para você. Porém, muitas pessoas “fogem” da IPA exatamente pelo mesmo motivo. No final, tudo depende da sua preferência, meu caro.

O sabor marcante deste estilo da Escola Britânica provém da quantidade de lúpulo presente em sua receita. Quanto mais lúpulo, mais amarga será a cerveja e, nesse caso, seu IBU fica acima dos 40%. Ela também possui uma coloração muito conhecida, que vai do cobre ao dourado e o teor alcoólico varia de 5 a 7%.

Mas não se engane, se você quiser uma cerveja realmente amarga, não é apenas o Internacional Bittering Units Scale (IBU) que te ajudará nesta missão. É preciso pensar no equilíbrio de todos os ingredientes presentes na bebida.

Caso os ingredientes estejam em desequilíbrio, a carga extra de lúpulo não fará nenhuma diferença no produto final. Mas, com o tempo e muito estudo, é possível criar cervejas amargas e equilibradas com apenas um lúpulo ou também criar uma boa harmonia com diversos tipos misturados.

História da origem da IPA

A história verdadeira é uma lenda, porém o que se conta é que, por volta de 1760, é quando tudo começa. Na época, a Inglaterra estava em processo de colonização da Índia, mas eles encontravam problemas para conservar suas cervejas a fim de que não estragassem.

Foi quando George Hodgson resolveu o problema. O cervejeiro londrino adicionou mais lúpulo na receita das cervejas porque o ingrediente, além de deixá-las mais amargas, também ajuda na conservação. Assim, era possível aproveitar a longa viagem bebendo uma cervejinha para relaxar e aproveitar: a Indian Pale Ale.

Outras características presentes na IPA

Além do amargor característico deste estilo da bebida, seus aromas e sabores também são bem definidos. É possível perceber notas de caramelo, mesmo que de forma discreta. E, pensando em presença cítrica, as frutas em destaque no paladar desta cerveja são maracujá, laranja e manga.

A rejeição pelo amargo

Segundo estudos, é perfeitamente normal que muitas pessoas não aceitem o sabor amargo. Isso acontece devido ao fato que nosso sistema gustativo tem a função de avisar nosso cérebro quando entramos em contato com uma substância que é aversiva, por exemplo. Quando isso acontece, temos o “reflexo” de logo rejeitar aquilo que “pode nos fazer mal”.

Agora diz para a gente, você gosta do amargo do estilo IPA? Nos mande a resposta no nosso Instagram! E se sim, você pode garantir a sua aqui, aproveite.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika