Já falamos por aqui no blog como se produz uma cerveja especial, mas é importante ressaltar que existem parâmetros e processos químicos muito específicos para que cada tipo de cerveja seja feito. Para começar a fabricar cerveja especial, é preciso buscar o máximo de informações sobre o assunto e fazer muitos testes.

Há alguns erros que são muito comuns no processo de fabricação da bebida e conhecer cada um deles nos faz evoluir. É preciso estar atento aos vários pontos e curiosidades existentes, porque fazem diferença para que o produto final fique com a qualidade que conhecemos.

1. A temperatura e o tempo de resfriamento certo fazem a diferença

Cada um dos processos (fermentação, maturação e bressagem) precisam ter a temperatura muito bem definida e controlada. Caso contrário, a maturação, por exemplo, não chegaria a acontecer. Além disso, um resfriamento longo pode provocar o risco de contaminação da cerveja – o ideal é que este processo aconteça em menos de uma hora.

2. Mantenha a higiene de forma adequada

Parece óbvio, mas a higienização adequada dos equipamentos e utensílios utilizados no preparo da bebida é fundamental e merece atenção redobrada. Se não for dessa forma, pode infectar e estragar a receita, então dê sempre a atenção que essa etapa exige.

3. Invista em bons equipamentos

Para fazer uma cerveja especial é necessário alguns equipamentos, mas não basta comprar qualquer um, é preciso que sejam de boa procedência (você não vai querer que o barato saia caro no final, não é mesmo?). Invista em um equipamento de boa qualidade para que você não corra o risco de que provoquem uma contaminação do líquido.

4. Acredite, nem toda água é igual

A água é um dos principais (e indispensáveis) ingredientes de qualquer cerveja, mas não é qualquer uma que pode ser usada. Isso porque, quando a água não é de boa qualidade, impactará no resultado final da sua receita.

Não é bom usar água da torneira, porque contém cloro e outras substâncias que influenciam no gosto. O ideal é usar a filtrada, mineral ou fervida (desde que você espere esfriar antes de começar o processo de produção da cerveja).

Outro fator importante de se atentar são as especificidades da água. Seu pH (parâmetro principal da qualidade do líquido que varia de 0 a 14, no qual 0 é considerado ácido e 14 alcalino) deve estar entre 6,5 e 7,0, ou seja, levemente ácido.

Quanto mais próximo estiver de 14, maior a chance de acarretar na dissolução de substâncias presentes no malte e nas cascas. Mas quando o pH da água é ácido, evita a degeneração do malte, o que contribui para a maior qualidade do mosto e melhor rendimento do processo de maltagem.

5. Atente-se à moagem para aumentar a eficiência do malte

Este processo tem como objetivo expor e ressaltar o amido que existe dentro dos grãos para que, depois, na brassagem, as enzimas o transformem em açúcares menores. No entanto, é preciso prestar atenção em alguns detalhes durante este processo.

O primeiro deles é que nunca se deve utilizar um processador ou liquidificador para moer o malte, mas sim moinhos de disco ou rolos – e o mais próximo possível da hora da brassagem. Fazer isto impede que o amido oxide rapidamente e afete a qualidade final da cerveja.

O segundo é que, antes de começar o processo da moagem, é necessário regular seu moedor para que consiga obter um pouco de farelo (praticamente nenhum grão inteiro e boa quantidade de cascas inteiras para que o mosto fique mais límpido). Lembre também de umedecer levemente os grãos com um borrifador logo antes de colocá-los na moagem.
Se você tem desejo de produzir a sua cerveja especial, entenda que não pode ter pressa. Essa é uma bebida que precisa de muita atenção aos detalhes para que fique realmente gostosa e com boa qualidade. Aqui no nosso blog, sempre publicamos dicas para vocês, fique de olho e estude sempre!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika