ABV: entenda o que a sigla significado

Se você adora entender tudo sobre o mundo das cervejas, com certeza precisa conhecer esse termo. A sigla ABV, que está presente em todos os rótulos, significa “alcohol by volume”, em português, álcool por volume.

Assim como o nome diz, ela indica o teor alcoólico da sua bebida lupulada. Ou seja, representa o volume em ml de etanol puro a cada 100ml de uma solução a 20ºC. Então, se uma cerveja tem 10% de ABV, por exemplo, significa que contém 10ml de etanol puro a cada 100ml da bebida.

Nesse post aqui explicamos que, durante o processo de produção das cervejas, ocorre a fermentação e é nesse momento que o açúcar se transforma em álcool. Nesse ponto, os cervejeiros também conseguem fazer a degustação da bebida e alterar a receita para deixá-la mais ou menos forte.

Por último, é interessante gravarmos que a sigla ABV, adotada internacionalmente, tem sua graduação dividida em:

  • Baixo teor alcoólico: 2,0 a 4,5%;
  • Médio teor alcoólico: 4,5 a 6%;
  • Alto teor alcoólico: ABV acima de 6%.

Agora que você entendeu o que significa a sigla ABV e pode ler aqui a respeito do que significa IBU, que tal conhecer nossas cervejas especiais? É só clicar! E aproveite, porque este é o último mês para garantir uma de nossas latas colecionáveis com 7 sabores exclusivos!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika