Se você adora entender tudo sobre o mundo das cervejas, com certeza precisa conhecer esse termo. A sigla ABV, que está presente em todos os rótulos, significa “alcohol by volume”, em português, álcool por volume.
Assim como o nome diz, ela indica o teor alcoólico da sua bebida lupulada. Ou seja, representa o volume em ml de etanol puro a cada 100ml de uma solução a 20ºC. Então, se uma cerveja tem 10% de ABV, por exemplo, significa que contém 10ml de etanol puro a cada 100ml da bebida.
Nesse post aqui explicamos que, durante o processo de produção das cervejas, ocorre a fermentação e é nesse momento que o açúcar se transforma em álcool. Nesse ponto, os cervejeiros também conseguem fazer a degustação da bebida e alterar a receita para deixá-la mais ou menos forte.
Por último, é interessante gravarmos que a sigla ABV, adotada internacionalmente, tem sua graduação dividida em:
- Baixo teor alcoólico: 2,0 a 4,5%;
- Médio teor alcoólico: 4,5 a 6%;
- Alto teor alcoólico: ABV acima de 6%.
Agora que você entendeu o que significa a sigla ABV e pode ler aqui a respeito do que significa IBU, que tal conhecer nossas cervejas especiais? É só clicar! E aproveite, porque este é o último mês para garantir uma de nossas latas colecionáveis com 7 sabores exclusivos!