Os 6 principais estilos de cervejas especiais produzidos no mundo

Com mais de 100 estilos de cervejas especiais ao redor do mundo, fica difícil sequer saber o nome de todos de cor, quanto mais decidir quais experimentar. Sem contar ainda que, por mais apreciador da bebida que você possa ser, não serão todas que irão agradar o seu paladar.

As cervejas especiais são categorizadas, principalmente, em duas principais famílias (que então originam os diversos estilos existentes), que são responsáveis por nos indicar o que esperar de cada uma delas. A família Lager inclui as cervejas de baixa fermentação ou fermentação de fundo. Já as Ale possuem alta fermentação ou de superfície.

PRINCIPAIS ESTILOS DE CERVEJAS LAGER

1. Pilsen

Como já falamos aqui no blog e também lá no nosso Instagram, esse é um dos estilos mais consumidos no mundo. Criado na cidade de Pilsen, na região da Bohemia (atual República Tcheca), essa cerveja translúcida tem coloração dourada brilhante e lúpulo acentuado no aroma e no sabor.

O estilo pode ainda ser dividido em outros dois: Bohemian Pilsner (da República Checa) e German Pilsner (da Alemanha). As Pilsens do estilo checo costumam ter o malte mais em destaque e são menos amargas. Enquanto isso, as alemãs destacam mais o lúpulo e o amargor é maior.

Se quiser saber mais sobre este estilo e toda sua história, confira esse nosso post.

2. Munich Helles

O estilo que foi criado na Alemanha, em 1895, para concorrer com a Pilsen, é bem maltado, possui amargor sutil, cor dourada, espuma branca e cremosa, além de equilíbrio aromático e gustativo. Seu malte traz notas de pão e biscoito.

3. German Marzen (Oktoberfest)

O estilo tem esse nome, pois é produzido na região da Baviera (Alemanha) no mês de março, para ser consumido no outono, estação em que se celebra a Oktoberfest. Essa cerveja possui cor que varia do âmbar alaranjado ao cobre avermelhado profundo.

De corpo médio, com dulçor de malte no início e final moderadamente seco, o aroma da Marzen é leve e é possível sentir notas de pão tostado e caramelo. Harmoniza bem com linguiça, carne de porco e salsichas alemãs.

PRINCIPAIS ESTILOS DE CERVEJA ALE

1. Weiss ou Weizen

Esse estilo alemão também pode ser chamado de Weizenbeer ou, simplesmente, de Cerveja de Trigo. É um estilo refrescante, possui um teor alcoólico mediano, espuma espessa e de longa duração.

Essa cerveja é opaca, clara, tem aroma e sabores frutados de banana, maçã e especiarias como cravo e florais, e é produzida com, pelo menos, 50% de malte de trigo.

2. Witbier

Esta é outra cerveja produzida à base de trigo, porém com características diferentes da anterior Weiss. Ela é uma cerveja belga, produzida com trigo não maltado, com baixo teor alcoólico, corpo leve e notas de coentro e frutas cítricas (como laranja ou limão).

3. Stout

Essa cerveja é considerada um sub-estilo da Porter, sendo mais forte e escura que ela. A Stout carrega a característica de ser cremosa, seca, amarga e com sabor de cevada torrada que lembra café, chocolate amargo e cacau.
Ler sobre todo esse processo te deixou com vontade de experimentar uma de nossas opções da casa? É só clicar aqui. E para você que é um apreciador da bebida, saiba que nosso lançamento das latas de colecionador com 7 sabores exclusivos ainda está rolando. Garanta já a sua aqui!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika