Junto com o final do ano, o calor do verão chega e nada melhor que aquela cerveja gelada, não é mesmo? Sabemos que são muitos estilos diferentes, mas fique tranquilo, porque não te deixaremos à deriva sem saber quais os mais indicados para essa estação.
E nada de passar mais um verão preso naqueles rótulos que você consome sempre. Aqui vamos te apresentar os 5 estilos que você não pode deixar de provar. Por serem opções leves e refrescantes, são ótimas pedidas para o verão. Ainda explicaremos o porquê de não precisar estar sempre estupidamente geladas.
- Session IPA
A IPA é a porta de entrada para o universo cervejeiro e o estilo mais comum que temos, porém nada de preconceitos antes de experimentar. A Session ainda conserva o amargor característico, porém é mais suave e menos alcoólica. Da escola americana, esse estilo tem ABV em torno dos 4,5%, é mais refrescante e mantém a força do lúpulo.
- Flanders Red Ale
Da escola belga, a Flanders Red Ale possui um toque mais amadeirado e acidez peculiar, vinda de uma fermentação não-convencional de levedura e de bactérias láticas. Com teor alcoólico de 6,9%, a acidez é encontrada no aroma de moderado a alta intensidade junto às notas frutadas de cereja, ameixa, groselha e laranja.
- Weiss e Witbier
Weissbier, Weizenbier ou simplesmente Weiss, é uma cerveja da escola alemã derivada de trigo, clara, refrescante, com alta carbonatação e com toque aveludado no paladar. Com ABV cerca de 4,7%, o aroma deste estilo lembra cravo e banana. E, pelo trigo ter mais proteínas do que a cevada, essa cerveja tende a formar mais espuma ao corpo.
A Witbier, da escola belga, é feita de trigo não maltado, o que é responsável por deixar as cervejas mais leves e menos doces em comparação às maltadas. O estilo é condimentado, cítrico e com muito aroma e possui ABV de cerca de 5,5%.
- Indian Pale Lager
Todo mundo conhece a Indian Pale Ale (IPA), mas foi na escola americana que decidiram misturar esse estilo com o Hoppy Lager, originando a Indian Pale Lager. De ABV 6,5%, as características dessa cerveja estão no amargor e no forte aroma e sabor de lúpulo americano (cítricos, florais, pinho e resinosos), mas com fermentação limpa, sem ésteres como subprodutos.
- Saison
A Saison é outra cerveja da escola belga e precisa que sua fermentação seja feita em altas temperaturas. É um estilo denso, com boa formação de espuma, cor dourada e aspecto turvo. O aroma e sabor tradicional são com notas frutadas, levedura e especiarias; coentro, cascas de laranja, café, pimenta, cana de açúcar, gengibre etc.
Não peça estupidamente gelada
Acredite em nós: a cerveja estupidamente gelada não vai te entregar todo o potencial de sabor que ela tem. Ao tomar o líquido de 0ºC e -1ºC, as nossas papilas gustativas, responsáveis pelo sentido dos sabores, ficam anestesiadas.
Mas antes de qualquer crítica, isso não quer dizer que elas precisam ser tomadas quentes! O ideal recomendado é que a temperatura da sua cerveja esteja entre 2ºC e 5ºC. Faça o teste, garantimos que não vai se arrepender.
Aproveite a estação mais quente do ano para experimentar novos estilos, mas lembre-se de beber com moderação. E conte para nós no nosso Instagram: quais dessas cervejas você já experimentou e qual ainda falta provar?