O que você precisa saber antes de fazer a sua primeira cerveja

Independentemente da área, é normal que surjam muitas dúvidas quando iniciamos um novo processo, e na fabricação de cervejas especiais não é diferente. Por isso, é importante que prestemos atenção em alguns pontos antes de começar a produzir sua própria cerveja.

Para começar, saiba que não adianta querer produzir cervejas especiais se você não conhece sobre o assunto ou não sabe o tipo que mais gosta de consumir. Isso porque são esses detalhes que abrem portas para que você comece a querer entender mais sobre o assunto.

Estudo é a base de tudo!

Como tudo na vida, estudo é a base. O conselho mais precioso que podemos dar para o cervejeiro iniciante é estudar muito sobre cada tipo de cerveja. Suas notas, harmonias, cores, texturas e tudo o que envolve esse mundo são pontos que você precisa entender antes de sair produzindo.

Além de conhecer sobre o produto, é importante conhecer também o mercado. Se você pretende entrar nesse negócio, descubra para quem deseja vender e entenda o público, pois isso determinará os estilos que você conseguirá explorar.

Outra dica pelo qual o estudo se faz muito necessário é para você se diferenciar dos demais. Para tanto, é importante que haja um conceito ligado à sua marca e que converse com o que o seu público acredita.

Cuidado com a higiene

Parece óbvio, mas é preciso ser dito: a higiene é um aspecto fundamental em todo o processo de produção da sua cerveja. Por mais incrível que possa parecer, a presença de fungos e bactérias é capaz de estragar sua bebida.

É importante sempre esterilizar os materiais usados em todo o processo. Para isso, passar álcool 70% em cada item com um paninho ou toalha de papel é uma ótima opção.

Na hora de lavar os equipamentos, invista em um detergente neutro com sanitizador e enxague com bastante água, logo após o uso. E não esqueça: qualquer resíduo no fundo da garrafa pode contaminar sua cerveja!

Prepare-se e esteja preparado (parece um pleonasmo, mas não é)

Antes de começar um novo negócio é preciso preparar-se. Para isso, invista em conhecimento específico sobre o assunto, mas também a respeito de como montar um negócio, finanças, desenvolvimento pessoal e gestão. Outra forma é trocar experiências com pessoas da área e pesquisar muito sobre os equipamentos necessários e possíveis receitas.

É preciso também estar preparado – psicológico e financeiramente – para imprevistos e eventuais mudanças. Inclusive, esteja aberto a errar e até desistir, porque, por mais que não queiramos isso, é normal que venha a acontecer. Não tem nada de errado em recomeçar.

Depois de seguir essas dicas, te aconselhamos a, de fato, começar as experimentações de algumas receitas. É treinando e persistindo que você fica cada vez melhor no que faz.No nosso Instagram você encontra vários conteúdos que podem te ajudar nessa jornada. E se ficou com vontade de tomar aquela cerveja gelada, escolha a sua nesse link!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika