Ser cervejeiro é

A paixão por cerveja pode te levar a vários lugares. O mais comum é ser simplesmente um hobby que te leva a conhecer mais sobre a bebida e, quem sabe, até estudar de modo informal a fim de descobrir as melhores combinações com a gastronomia. Mas também pode ser elevado a algo a mais: pode virar a profissão dos sonhos!

Se você pensa em seguir a segunda opção ou se pelo menos já rolou uma curiosidade sobre o assunto, saiba que ser cervejeiro vai muito além de “fazer cervejas”. A profissão exige um alto entendimento das técnicas e conhecimento da matéria-prima, por exemplo.

É o mestre cervejeiro que fará a seleção dos melhores ingredientes, criará as receitas e acompanhará todo o processo produtivo da bebida. É ele quem deve garantir, não só a qualidade de cada cerveja, mas também que a receita produza sempre a mesma cor, sabor, espuma e aroma previstos.

Para o dia-a-dia, é importante que o profissional tenha grande entendimento a respeito de cada componente essencial da cerveja – lúpulo, malte, água e leveduras –, de forma a saber a melhor maneira de misturá-los. Também é por meio desse conhecimento que será possível combinar com outros ingredientes para criar novos sabores.

Muitas vezes quando vemos a cerveja geladinha em cima da mesa, não imaginamos todo o processo necessário para que a bebida chegue até ali. Mas a verdade é que fazê-la envolve diversas etapas, processos químicos e profissionais envolvidos.

Mestre cervejeiro é a mesma coisa que sommelier de cervejas?

Já explicamos um pouco da responsabilidade e funções de um mestre cervejeiro, então o primeiro ponto é dizer que ambas as profissões não são a mesma coisa. O cervejeiro se ocupa da parte de desenvolvimento, produção e teste do produto, diretamente na fábrica de grandes cervejarias ou em sua própria.

Enquanto isso, o sommelier é aquele que entende do serviço, da análise sensorial, dos estilos de cerveja, como servir e como harmonizar a bebida com diferentes tipos de alimentos. Este geralmente atua em bares, restaurantes, importadoras, distribuidoras e cervejarias, indicando, vendendo ou servindo a bebida para o público.

Apesar de nenhum dos dois possuírem formação acadêmica específicos para a área, o mercado oferece cursos profissionalizantes para quem quer se tornar mestre cervejeiro ou sommelier. Porém, um curso de gastronomia, engenharia de produção de alimentos ou engenharia química pode ser essencial para quem quer atuar em grandes fábricas.

Características do mestre cervejeiro

Se você tem interesse em se tornar um mestre cervejeiro, preste atenção nessas duas dicas. A primeira coisa é que não pode faltar vontade de estar sempre estudando, para conhecer as novidades do mercado e possíveis novas combinações.

É preciso também dominar todo o processo produtivo da bebida e ter conhecimento sobre administração, planejamento, gerenciamento e liderança, pois é comum cargos com a função de supervisionar a produção e coordenar equipes.

Agora que você já sabe tudo o que é preciso para se tornar um profissional da área, que tal investir nesta carreira?

Compartilhe esse conteúdo com quem também já pensou em se tornar um mestre cervejeiro ou sommelier de cervejas. Siga nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo. Clique aqui para seguir a Sabores do Malte no Instagram.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika