IBU da cerveja: você sabe o que é?

Você já ouviu falar sobre IBU? Talvez o termo não seja conhecido, mas com certeza, se você é um degustador de boas cervejas, já provou o IBU. A sigla significa International Bitterness Unit, em português, Unidade Internacional de Amargor. 

Essa unidade é a representação do número absoluto da conversão dos alfa-ácidos da cerveja em iso-alfa-ácidos. Se você ficou confuso, nós vamos esclarecer: esse número absoluto é a medida exata do teor de amargor em uma cerveja. 

O IBU, porém, não vai ser o único responsável pela sensação amarga de uma cerveja, isso porque a bebida é uma combinação de malte, lúpulo e, em algumas escolas, outros ingredientes. Então, é muito comum que você prove uma cerveja que tenha apenas um fundo mais amargo, mas no paladar seja adocicada. 

Para que uma cerveja realmente seja amarga, é preciso que tenha o corpo leve e um alto índice de IBU. Além disso, o amargor também tem relação com o açúcar que fica no corpo da cerveja ao final da fermentação.

Quem está buscando um amargor equilibrado, precisa aumentar o teor alcóolico (ABV) de uma cerveja junto com o IBU. Dessa forma você vai experimentar uma cerveja com sabor equilibrado. Aqui na Sabores do Malte, produzimos cervejas artesanais muito equilibradas, como as Russian Imperial Stout. 

Alguns degustadores dizem que o limite de amargor seria 100 IBU, mas isso não vai ser verdade em 100% das vezes. Tudo vai depender do corpo, da quantidade de malte e também do processo de produção e fermentação da cerveja. Se uma cerveja artesanal ficar muito tempo maturando, por exemplo, pode ser que o amargor seja menos perceptível na hora do consumo. 

Há também alguns especialistas que afirmam que a partir de 120 IBU, o amargor não fica tão evidente nas papilas gustativas humanas. O segredo, é claro, está na combinação de ingredientes e aromas que a cerveja artesanal vai ter como resultado final. Quer saber o que temos disponível na nossa taplist hoje? Clique aqui e confira as cervejas artesanais que estão nas mais de 35 torneiras da Sabores do Malte. Aproveite para seguir a Sabores do Malte no Instagram e ficar por dentro das novidades cervejeiras do mundo.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika