Descubra qual família de cerveja você mais gosta

A cerveja é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, ficando atrás apenas do refrigerante, sabia? Somos mais de 159 milhões de pessoas acima de 18 anos, por isso, para agradar todos os gostos, idades e expectativas, a cerveja é uma bebida democrática e já totaliza mais de 100 tipos diferentes, com combinações e sabores originais. 

Aqui no Brasil cada consumidor de cerveja ingere, em média, 62,6 litros por ano da bebida; isso significa que são pouco mais de 5 litros por mês. Por isso é tão importante conhecer os estilos de cerveja, para entender – e até descobrir – qual você mais gosta e apreciar com sabedoria e moderação.

No post de hoje separamos as 3 principais famílias de cerveja, para você entender onde cada estilo se encaixa. O ponto principal que diferencia uma da outra é o tipo de levedura utilizada no processo de fabricação, porque é isso que vai diferenciar a cor, o sabor e a concentração de álcool. Vamos começar?

Conheça a Família Lager

Com certeza a família mais popular entre os brasileiros é a Lager. Conhecida por ter baixa fermentação, o processo de fermentação dessa cerveja é o que ocorre em temperatura mais baixa de todas as famílias, entre 6ºC e 12ºC em média. A levedura da Lager também é fermentada mais lentamente e fica no fundo do recipiente após a fermentação.

A família Lager sofreu uma subdivisão ao longo dos anos e hoje conta com as seguintes categorias:

  1. Light Lager ou Pale Lager

Nesta categoria o sabor da cerveja tem o lúpulo bem marcado, com um leve amargor. A textura é menos encorpada e a tonalidade mais clara. Aqui você vai encontrar os tipos Pilsen, American Lager, Helles, entre outros.

  1. Dark Lager

Cervejas escuras no comando! Esta categoria conta com cervejas refrescantes e é muito popular em países frios. No sabor pode ter certeza que você vai encontrar notas mais adocicadas, com chocolate, caramelo e café. Os tipos mais comuns são Malzbier, Munich Dunkel e American Dark Lager.

  1. Bock

Com a presença de caramelo e um sabor levemente tostado, as cervejas Bock são comuns em dias mais frios. Diferentemente da Dark Lager, a cor desta categoria pode passar pelo âmbar mais escuro, pelo vermelho e até pelo dourado. Destacam-se os tipos: Traditional Bock e Doppelbock.

Conheça a Família Ale

Chegou a vez das cervejas de alta fermentação! Nessa família o processo todo acontece com temperaturas entre 15ºC e 24ºC, resultando em cervejas mais encorpadas e densas, se comparada às da família Lager. 

Subdividida em 4 categorias, a família Ale marca presença em todo o mundo com cervejas que variam do toque mais adocicado até as mais amargas.

  1. Pale Ale

Com sabores bem variados, as cervejas Pale Ale têm uma coloração mais dourada e, em alguns casos, acobreada. Os tipos mais comuns desta categoria são American Pale Ale, English Pale Ale e American Strong Ale.

  1. Trigo

Popular entre os brasileiros, a cerveja de trigo é mais refrescante e tem baixo amargor. As combinações são inusitadas, apresentando sabores diferentes que remetem ao chocolate, à banana, ao tutti-frutti, ao cravo e por aí vai. Os destaques são os tipos Weizenbier, Witbier e Dunkelweizen.

  1. Porter

Se você procura por aromas mais adocicados, Porter é seu estilo. Nessa subcategoria as cervejas remetem notas de chocolate, café e caramelo, tem uma coloração mais escura, sabor suave e baixo teor alcóolico. Entre os subtipos queridinhos temos a Brown Porter, Imperial Porter e Smoke Porter. 

  1. Stout

Apesar de ser parecida visualmente com a Porter, a cerveja Stout tem um teor alcóolico maior e é representada pelos tipos American Stout, Russian Imperial Stout e Sweet Stout.

Conheça a Família Lambic

Talvez a menos popular e mais rara entre as 3 principais famílias de cerveja, a Lambic passa por um processo de fermentação espontânea, em que as reações acontecem a partir de leveduras e outros micro-organismos selvagens. O sabor é intenso e marcante, tendo forte amargor e acidez bem elevada.

A maturação vai ser feita em madeira, originando uma coloração mais clara. Assim como as outras famílias, a Lambic também é dividida em algumas categorias como a Gueuze, Faro, Fruit Lambic e Straight Lambics. 

Família bônus: Conheça as cervejas híbridas

Raras, porém surpreendentes: é assim que vamos definir a família Híbrida. Criada através da criatividade, a família Híbrida combina duas famílias – normalmente Ale e Lager. Combinando processo e leveduras, os estilos híbridos têm ganhado mais espaço entre os consumidores curiosos e também entre as cervejas artesanais.

Agora que você já conhece as principais famílias de cervejas do mundo, pode aproveitar e pedir a sua preferida ou experimentar conhecer um estilo novo. Acesse nosso taplist e veja o que está disponível nas torneiras hoje.

Compartilhe esse conteúdo com outros apaixonados por cervejas artesanais e siga a Sabores do Malte no Instagram para ficar por dentro das novidades cervejeiras.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika