Conheça as 4 escolas cervejeiras do mundo

Lager, Stout, Blond Ale e Porter são apenas alguns dos estilos que nasceram nas 4 principais escolas cervejeiras do mundo: alemã, belga, britânica e americana. Cada uma das escolas tem as suas próprias características de produção, resultando em sabores diversos e intensos.

A tradição que se estende por centenas de anos em alguns países, ganhou o mundo em poucas décadas. Se você quer conhecer a diferença entre cada uma, vem com a gente!

Escola Alemã

Claras, douradas e refrescantes: essa é a melhor descrição para a Escola Alemã, uma das mais conhecidas e tradicionais do mundo. Aqui o equilíbrio entre as notas de malte, lúpulo e fermentação são as principais característica.

As cervejas Lager dominam o país com Pilsen, Munich Helles, Märzen, Bock e Rauchbier. Não admitem a possibilidade de adição de frutas ou especiarias, porque valorizam a cerveja com qualidade técnica e eficiência, com pouco espaço para a criatividade.

Escola Belga

Se você gosta de cervejas complexas e com sabores criativos, provavelmente as de estilo belga serão as suas preferidas. Nessa escola não existem regras, o segredo está na inovação do sabor. É por isso que as cervejas belgas levam frutas, sementes, especiarias e abusam do teor alcóolico, muitas vezes ultrapassando 10%.

Apesar de serem favoráveis a inovação, as Lambics, da região de Bruxelas, continuam seguindo a tradição de serem feitas em tanques abertos e expostos aos microorganismos do ambiente. Os estilos que mais se destacam na Escola Belga são Blonde Ale, Witbier, Dark Ale, Golden Ale, Tripel, Dubbel e Quadruppel.

Escola Britânica

O lúpulo é o ingrediente principal para a Escola Britânica. Eles usam sem medo e sem moderação na produção das cervejas que carregam a característica amarga e seca a cada gole. A predominância está no estilo Ale, aquelas que são feitas com alta fermentação e são de cor escura.

Para apostar nessa escola, escolha entre a Brown Ale, a Stout, a Pale Ale e a India Pale Ale para se surpreender com toda a intensidade do sabor que só a cerveja britânica tem.

Escola Americana

Conheça agora o bebê do grupo: a Escola Americana é a mais recente e, por isso, selecionou o que mais gostava entre todas as opções para criar a sua própria tradição. Nasceu durante o movimento homebrewer, onde as pessoas produziam suas próprias cervejas. Com certeza esse foi o pontapé para a revolução artesanal e, claro, para o surgimento da escola cervejeira americana.

“Extremo” seria a palavra ideal para definir as cervejas americanas que apostam no amargor, na potência alcóolica e nos sabores variados. Entre os estilos que se destacam temos a Imperial IPA, muito alcóolica e amarga, a American Barley Wine e a American Imperial Stout.

Depois de conhecer as principais escolas, você está pronto para navegar pela nossa Taplist e escolher qual está com mais vontade de provar hoje.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

DESCUBRA O QUE TEM EM NOSSAS TORNEIRAS HOJE

Somos o melhor BrewPub do Brasil, com 36 torneiras de cerveja especial local! Produções exclusivas, desde a cerveja à gastronomia, venha devorar sua cerveja!

Loja 01 | Alameda Muffato | Av. João Paulino Vieira Filho, 190 – Maringá/PR

Loja 02 | Mercadão de Maringá | Av. Prudennte de Morais, 601 – Maringá/PR

FALE CONOSCO

Copyright © Sabores do Malte 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fabrika