Desde quando bebemos cerveja artesanal?

Festival Brasileiro 2018
27 de Janeiro de 2018

Hoje vamos usar este espaço para falar sobre muitas coisas, mas o intuito é indicar aos interessados e aficionados por séries, uma série sobre cervejas.

São apenas 06 episódios que instigam um brinde!

O autor desta série é o Mickael Jackson. Não o cantor, mas sim o curioso caçador de cervejas.

A série data de 1989, ou seja, quando falamos que o Brasil está um pouco atrasado no assunto boas cervejas, vemos que estamos muito mais atrasados do que se pode imaginar.

Mas o que interessa é que estamos em busca do tempo perdido! E somos parte disso!!!

A série é dividida em 6 capítulos, cada uma em busca de boas cervejas em um lugar diferente. Segue link de cada episódio, já com LEGENDAS EM PORTUGUÊS:

Ep.01 – Os borgonhas da Bélgica

O episódio 01 vai até a Bélgica, terra abençoada por cervejarias milenares e pela arte de beber. A Escola cervejeira Belga é uma das mais antigas e mãe de diversas experiências interessantes que são feitas atualmente.

Ep.02 – O quinto Elemento

O episódio 02 visita a Alemanha e a escola cervejeira alemã, mais precisamente a região da Baviera, onde encontramos uma boa parte da história das cervejas que conhecemos atualmente. Destaque para algumas coisas curiosas, tal como a bock defumada que temos hoje disponível nas torneiras da Sabores do Malte. A escola cervejeira alemã é a mãe das cervejas lagers, um passeio pela arte cervejeira e pela escola que instituiu a lei da pureza que tanto é repetida hoje em dia.

Ep.03 – Conexão Boêmia

Nessa visita a Tchecoslováquia, isso mesmo… ainda não era República Tcheca!… temos uma aula vinda do maior consumidor mundial de cervejas. Neste País se consome mais cervejas por habitante que em qualquer outro lugar do mundo. Também é aqui que se encontra o PUB mais antigo do mundo, o “U FLEKU”. Terra das Pilseners mais famosas, garanto que o episódio vale um brinde especial!

Ep.04 – A Cerveja Nossa de cada dia

Neste episódio a visita é bem específica, os monastérios Holandeses. Os monges se dedicam a arte de fazer cerveja há milênios, e desvendam o segredo do jejum da vida dentro dos monastérios: beber cerveja! A entrevista com o Padre Théodore é encantadora.

Ep.05 – Peregrinação a Califórnia

A escola cervejeira Norte Americana é a mais novas das escola, e foi construída com base nas outras escolas. Essa visita à Califórnia no ano de 1989 conta o começa da história desta escola cervejeira.

Ep.06 – O Melhor da Grã-Bretanha

Como bom Inglês, deixou por último a escola cervejeira Inglesa, dona das cervejas maltadas e potentes. O passeio “em casa” é muito bom, mostra os estilos clássicos da Inglaterra e fecha a série com o The Great British Beer Festival.

Mickael Jakson é, definitivamente, “o cara”. Quando ainda bebíamos e discutíamos qual cerveja de garrafa era a melhor do Brasil, andava pelo mundo bebendo coisas boas e deixou estes vídeos como legado aos cervejeiros da novo século.

Recomendo a leitura, os vídeos e deixem seus recados por aqui, o espaço é nosso para discutirmos e aprendermos!

Um brinde, saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *